Idealização e realização:

Business Design for Change (BDC)

Business Design for Change (BDC)

  • Todos os Estados
  • 1

Dois formatos: 8 dias corridos ou 8 encontros ao longo de 1 mês

22 participantes, em média

Desenvolvimento

Despertar e desenvolver potenciais empreendedores de impacto, capacitando não só com ferramentas, mas também com a condição interna e mindset para gerar mudança social de forma financeiramente sustentável

O tipo de suporte de destaque é: “Desenvolvimento pessoal do empreendedor”.
Uma jornada profunda de revisão de modelos mentais e forma de encarar o mundo e a solução de problemas, com foco em desenvolver competências para estruturar negócios de impacto.

Há contrapartida financeira, com bolsas para pessoas escolhidas pelo Sense-Lab.

O programa é oferecido em 2 formatos, semi-intensivo e intensivo, ambos contendo um panorama de negócios de impacto socioambiental no Brasil e no mundo; contextualização dos principais desafios sociais e ambientais e ferramentas para estruturação de negócios; jornada de imersão e cocriação. Os participantes passam por vivências em diferentes realidades e desenvolvem um negócio com foco em gerar valor financeiro e socioambiental. O programa está dividido em 4 módulos com carga horária total de 55 horas.

Apesar de o programa ter um forte conteúdo teórico, seu principal diferencial é o aspecto prático. Com vivências e atividades em grupo, e m que os participantes são desafiados a desenvolver e colocar em prática um modelo de negócio de impacto em pouquíssimo tempo, trabalha-se a desconstrução de modelos mentais enraizados e o desenvolvimento de novas competências e habilidades. São trabalhados o olhar sobre as diferentes realidades sociais, a empatia e a capacidade de escuta ativa, entre outros aspectos.

Os participantes entram em contato com diversos atores, em especial seus anfitriões dentro das comunidades visitadas. Muitos estabelecem vínculos e utilizam essas parcerias para aprofundar o entendimento de seus beneficiários e também para testar protótipos de seus projetos. Além do acesso a comunidades de baixa renda, o Sense-Lab apoia os participantes no contato de atores dentro do ecossistema de negócios de impacto e entre participantes das diferentes turmas, aumentando o potencial de colaboração.

Um aspecto fundamental do BDC é a formação de vínculos entre os participantes, que passam a fazer parte de uma comunidade com propósito alinhado. O Sense-Lab fomenta a formação dessa rede entre os participantes das diferentes turmas e também com empreendedores mais experientes, que já atuam com negócios de impacto há mais tempo. Essa troca ocorre durante o programa, mas também é incentivada após o seu término, em fóruns online (grupos de e-mail e Facebook) e encontros presenciais quadrimestrais.

  • Todos os Estados

bdc@sense-lab.com

Carta de Princípios para Negócios de Impacto no Brasil: “negócios de impacto são empreendimentos que têm a missão explícita de gerar impacto socioambiental ao mesmo tempo em que geram resultado financeiro positivo de forma sustentável”.

Pode-se distribuir dividendos.

Não existe restrição de setores. O programa do Sense-Lab se orienta pelos ODS para guiar os potenciais focos de impacto.

Os participantes são entrevistados individualmente e durante a conversa chega-se a um entendimento quanto a sua disposição em participar do tipo de experiência desenvolvida no programa. O fluxo do programa, com imersões na comunidade do Jd. Ibirapuera, zona sul de São Paulo, acaba favorecendo o surgimento de ideias focadas neste território, mas em princípio não existe uma restrição geográfica.

As inscrições são abertas 3 meses antes do início de cada turma, através do link: www.businessdesignforchange.com. Os interessados preenchem um formulário de inscrição e na sequência é realizada uma entrevista para entender seu perfil.

Número de negócios já apoiados: 72 pessoas

Ano em que o programa começou: 2016

Carta de Princípios para Negócios de Impacto no Brasil: “negócios de impacto são empreendimentos que têm a missão explícita de gerar impacto socioambiental ao mesmo tempo em que geram resultado financeiro positivo de forma sustentável”.

Não existe restrição de setores. O programa do Sense-Lab se orienta pelos ODS para guiar os potenciais focos de impacto.

Pode-se distribuir dividendos.

Sense-Lab

Consultoria e organização de apoio a negócios de impacto

São Paulo,

2014

Empresa

5

  • Prestação de serviço para empresas, institutos e fundações
  • Consultoria para empresas, institutos e fundações, cursos
  • Programas próprios, em especial de mapeamento e fomento do campo de inovação social e negócios de impacto.

*A veracidade das informações aqui descritas são de responsabilidade da organização Sense-Lab. Os dados foram atualizados em 19 de Janeiro de 2018.