Idealização e realização:

Assessoria para Captação de Investimento Quintessa

Assessoria para Captação de Investimento Quintessa

  • Todos os Estados
  • 5
  • 6

12 meses de mandato

Em média 2

Desenvolvimento

Captar investimento para viabilizar o crescimento do negócio de impacto, ajudando os empreendedores na preparação para captação, identificação dos investidores com maior fit e potencial de agregação de valor para o negócio, abertura de portas com o endosso do Quintessa e suporte na negociação.

O tipo de suporte de destaque é: “Conexão com potenciais investidores”.
A assessoria é personalizada para cada negócio. O diferencial está no suporte próximo que o Quintessa fornece durante todo o processo. Há uma equipe dedicada, formada por gestor e mentor, que garantem senioridade para decisões estratégicas, bem como suporte mão na massa para as entregas. Além disso, o empreendedor acessa a rede do Quintessa (mentores, empreendedores, investidores parceiros) e inicia uma relação de parceria de longo prazo para o êxito do seu negócio de impacto.

Há contrapartida financeira.

Após a fase de preparação (descrita em Desenvolvimento da gestão), o Quintessa entra lado a lado ao empreendedor na captação de investimento. Identificam potenciais investidores (com maior fit e potencial de agregação de valor para o negócio), fazem a conexão com investidores (com endosso do Quintessa) e dão suporte na negociação até o fechamento do contrato. Os investidores podem ser pessoas físicas, Family Offices, fundos de Venture Capital nacionais e internacionais.

Os negócios acelerados são divulgados pelo Quintessa, além de, ao se tornarem "Empreendedores Quintessa", terem o apoio da marca Quintessa. A divulgação se dá por meio da citação em eventos, divulgação para parceiros, conexão com imprensa, presença em seu site, mídias sociais e materiais institucionais. Além disso, o Quintessa indica negócios acelerados para premiações e oportunidades oferecidas por organizações parceiras.

A rede de mentores do Quintessa é formada por mais de 35 profissionais altamente qualificados e com grande expertise em gestão ou empreendedorismo, que passam por um processo de seleção. Além do mentor alocado na aceleração, o empreendedor pode acessar os demais mentores da rede de acordo com a necessidade. Os mentores ajudam em questões específicas, como gestão de pessoas ou branding, bem como em decisões relacionadas a estratégia de expansão do negócio. O perfil dos mentores pode ser acessado em: http://quintessa.org.br/mentores-2/

Os empreendedores são conectados à "Rede de Empreendedores Quintessa". Há um grupo de e-mails e de whatsapp, para trocas de dicas e indicações. Além disso, esporadicamente o Quintessa promove encontros presenciais, incluindo os que estão passando pela aceleração e aqueles que já finalizaram o processo, visando promover conexões entre os empreendedores da rede do Quintessa e trazer temas de seu interesse.

O Quintessa auxilia os empreendedores na validação de seu plano de crescimento (business plan), estudo do tamanho de mercado e análise da concorrência, construção do valuation e criação do conteúdo do pitch deck. Cada negócio tem uma equipe responsável pela assessoria, com um gestor, com dedicação semanal para o negócio, que coloca a mão na massa para executar entregas junto aos empreendedores e mobiliza a rede do Quintessa, e um mentor, de perfil sênior, que agrega com sua experiência em negócios nas decisões estratégicas.

  • Todos os Estados

aceleracao@quintessa.org.br

Carta de Princípios para Negócios de Impacto no Brasil: “negócios de impacto são empreendimentos que têm a missão explícita de gerar impacto socioambiental ao mesmo tempo em que geram resultado financeiro positivo de forma sustentável”.

Pode-se distribuir dividendos.

Não há setores-alvo específicos. Já trabalharam com setores como educação, saúde, mobilidade urbana, resíduos, inclusão social, entre outros.

A assessoria é oferecida para negócios com os quais o Quintessa já tenha se relacionado e sinta confiança para endossar/recomendar aos investidores de sua rede. Além deste pré-requisito, são analisados três pilares: impacto (relevância do desafio socioambiental que se pretende superar e relevância da solução), empreendedor e equipe (perfil empreendedor e competências do time) e potencial de crescimento e retorno do investimento (tamanho do mercado, diferenciação perante outras soluções, modelo de negócio, potencial de escala, entre outros).

Os empreendedores podem se inscrever durante todo o ano por meio do site: www.quintessa.org.br/inscricao-2/. O processo de seleção do negócio, com duração média de 6 semanas, é finalizado com a aprovação de um case junto ao Conselho do Quintessa.

Número de negócios já apoiados: 2

Ano em que o programa começou: 2016

Carta de Princípios para Negócios de Impacto no Brasil: “negócios de impacto são empreendimentos que têm a missão explícita de gerar impacto socioambiental ao mesmo tempo em que geram resultado financeiro positivo de forma sustentável”.

Não há setores-alvo específicos. Já trabalharam com setores como educação, saúde, mobilidade urbana, resíduos, inclusão social, entre outros.

Pode-se distribuir dividendos.

Quintessa

Aceleradora

São Paulo,

2009

Associação

7 gestores e 35 mentores

  • Prestação de serviço para o empreendedor
  • Prestação de serviço para empresas, institutos e fundações
  • Programa de aceleração
  • Aceleração focada
  • Programas em parceria

*A veracidade das informações aqui descritas são de responsabilidade da organização Quintessa. Os dados foram atualizados em 12 de dezembro de 2017.