Idealização e realização:

Fundo Bemtevi de Negócios Sociais

Fundo Bemtevi de Negócios Sociais

  • Todos os Estados
  • 4
  • 5
  • 6

Até 3 anos

Não há um máximo, a quantidade dependerá de recursos disponíveis e do amadurecimento dos NSs.

Investimento

Captar recursos com investidores sociais, amadurecer Negócios Sociais e realizar empréstimos que promovam a sustentabilidade financeira e impacto social dos negócios apoiados.

Nicho de atuação (Negócios Sociais que reinvestem 100% do lucro). Ticket baixo para investidores (R$ 25 mil) com prazo curto (4 anos). Troca juros por impacto dos NSs contratados previamente (com base na Teoria de Mudança). Processo inclusivo de seleção de negócios sociais (Jornada de Amadurecimento).

Não há contrapartida, é oferecido gratuitamente caso o negócio entregue 80% ou mais dos impactos contratados. Caso contrário, há contrapartida financeira (pagamento de juros).

Contam com uma rede de apoiadores que ajudam os negócios sociais no seu amadurecimento para estarem aptos a receber recursos financeiros.

Conecta os negócios sociais com Investidores da Bemtevi que tenham interesse em apoiar os empreendedores. Tudo é taylor-made para fazer sentido para o negócio social e para os apoiadores. Discutem e desenham caso a caso.

Promovem a troca de aprendizados e criação de relacionamento comercial/sinergia entre os negócios sociais que apoiam.

Apoio direto aos negócios sociais com ferramentas, expertise e rede de parceiros. A Jornada de Amadurecimento está detalhada em um infográfioco que pode ser baixado: http://bemtevi.is/site/negocios-sociais/.

A Bemtevi empresta recursos financeiros através de contrato de mútuo. Valores médios de R$ 200 mil e prazo médio de 2,5 anos (ambos definidos de acordo com o plano financeiro de cada negócio social). O contrato prevê juros de 12% a.a. que vão sendo abatidos conforme o cumprimento das metas de impacto contratadas - acima de 80% de atingimento das metas (consolidado) o negócio social tem abatimento é de 100% desses juros.  

  • Todos os Estados

contato@bemtevi.is

Critérios da Bemtevi que definem um Negócio Social – link: http://bemtevi.is/site/wp-content/uploads/2015/12/Critérios-para-um-NS.pdf

Não deve haver distribuição de dividendos (é necessário reinvestir 100% do lucro ou superávit)

O recorte é apenas em relação ao Modelo (Negócios Sociais), não há setores alvo.

Analisam 6 dimensões: Solidez da ideia e do propósito; Estruturação conceitual do Modelo de Negócio; Perfil empreendedor e equipe; Análise de mercado e infraestrutura; Projeções financeiras e indicadores; Documentação.

Processo permanente, inscrição pode ser feita pelo site: http://bemtevi.is/site/contatos/.
Etapas: Aderência ao modelo da Bemtevi (NS); Mapeamento da Jornada de Amadurecimento (diagnóstico); Jornada de Amadurecimento; Comitê de Empréstimo; Conselho Consultivo para aprovação do empréstimo.

Número de negócios já apoiados: 1

Ano em que o programa começou: 2016

Critérios da Bemtevi que definem um Negócio Social – link: http://bemtevi.is/site/wp-content/uploads/2015/12/Critérios-para-um-NS.pdf

O recorte é apenas em relação ao Modelo (Negócios Sociais), não há setores alvo.

Não deve haver distribuição de dividendos (é necessário reinvestir 100% do lucro ou superávit)

Bemtevi Investimento Social

Fomentadora de Negócios Sociais

São Paulo,

2015

Empresa

3

  • Prestação de serviço para o empreendedor
  • Serviços de consultoria em negócios sociais
  • Coinvestimento com instituições parceiras
  • Serviços de gestão de fundos de impacto

*A veracidade das informações aqui descritas são de responsabilidade da organização Bemtevi Investimento Social. Os dados foram atualizados em 14 de dezembro de 2017.