Idealização e realização:

Investimentos Yunus Negócios Sociais Brasil

Investimentos Yunus Negócios Sociais Brasil

  • Todos os Estados
  • 5
  • 6

O empréstimo pode durar até 7 anos.

Entre 5 e 10

Aporte financeiro

Ser uma inspiração e uma ferramenta prática para pessoas e organizações no Brasil interessadas em se engajar na construção de um país livre de seus maiores problemas utilizando os mecanismos do negócio social.

Investimento realizado com taxas de juros acessíveis e capital paciente é um diferencial do mercado. Além disso, há apoio em forma de conexão dos empreendedores com grandes empresas e com serviços especializados como consultoria, advocacia, contabilidade, entre outros.

As taxas de juros são subsidiadas e abaixo do valor do mercado, atualmente a um custo aproximado de IPCA + 10% a 12% ao ano. O apoio com conexões e preparação para investimento são gratuitas.

Capacitações em relação a pontos críticos e modelagem financeira, É feita a conexão dos empreendedores com grandes empresas e com serviços especializados (como consultoria, advocacia, contabilidade, entre outros) com o objetivo de preparar o negócio para o comitê de crédito da Yunus.

1. Conexão com serviços pró-bono e cobrados de organizações para os negócios sociais 2. Conexões entre empreendedores sociais e potenciais clientes e parceiros

A Yunus Negócios Sociais é uma organização mundial presente em 9 países; sendo assim, cada negócio que integra seu portfólio de investimento ganha acesso a um mercado global de parceiros desta rede, que conta com organizações nacionais e internacionais. Além disso, a Yunus conta com assessoria de imprensa e mídias locais que divulgam constantemente as atividades da empresa e dos negócios apoiados no Brasil.

Rede de mentores nacionais e internacionais de acordo com a necessidade técnica e gerencial de cada empreendedor.

Todos os negócios sociais que entram para o portfólio passam a ser integrantes da rede global Yunus. A organização realiza eventos com os empreendedores do pipeline e portfólio para incentivarem o networking e a troca entre eles, e também possui um canal de comunicação conjunto com todos. Em alguns casos, existe a possibilidade de eventos com o time global da Yunus.

No processo de pré-investimento, o time da Yunus faz uma uma análise e diligência detalhada que dura de 3 a 4 meses e apresenta o caso ao comitê de crédito. Esta análise já se torna um material relevante para o negócio. Além disso, após o investimento, o empreendedor conta com o apoio da área de gestão de portfólio da Yunus, que promove todo um apoio não-financeiro para suas investidas.

O modelo de investimento é por meio de empréstimos, financiado por um fundo local. Esse crédito é um capital paciente, com prazo médio de 5 anos, carência de 6 a 12 meses e ticket médio de investimento entre R$ 500 mil e R$ 4MM.

  • Todos os Estados

contato@yunusnegociossociais.com

– Muhammad Yunus (negócios sociais)

Não deve haver distribuição de dividendos (é necessário reinvestir 100% do lucro ou superávit)

1. Negócios em operação e crescimento; 2. Urgência do problema social e potencial de impacto do negócio; 3. A solidez do plano de negócios, incluindo a sua sustentabilidade financeira; 4. O empreendedor ou grupo de empreendedores que estarão à frente do negócio; 5. Potencial de replicabilidade e/ou escalabilidade do negócio.

Por e-mail (francisco.vicente@yunussb.com ou ana.aquino@yunussb.com)

Número de negócios já apoiados: Apoiados: mais de 100 Investidos: 6

Ano em que o programa começou: 2013

– Muhammad Yunus (negócios sociais)

Não deve haver distribuição de dividendos (é necessário reinvestir 100% do lucro ou superávit)

Yunus Negócios Sociais

Investimento para negócios sociais

São Paulo,

2012

Empresa

6

  • Prestação de serviço para empresas, institutos e fundações
  • Taxa de administração e performance de fundo de investimento

– Cursos online, palestras e workshops

*A veracidade das informações aqui descritas são de responsabilidade da organização Yunus Negócios Sociais. Os dados foram atualizados em 3 de agosto de 2020.