Idealização e realização:

Magnuss

Magnuss

  • Todos os Estados
  • 4
  • 5
  • 6

17 semanas

Até 20 negócios, variável de acordo com o foco e seleção

Desenvolvimento

Promover um desenvolvimento de Negócios de Impacto mais avançados, já na linha de faturamento, escalabilidade/replicabilidade e expansão, durante 17 semanas alinhados com os 17 ODS da ONU e também desenvolvendo em 3 pilares: do negócio, do impacto social como valor no negócio e desenvolvimento humano dos empreendedores de impacto. Essa é a primeira fase de um programa de 5 anos de investimento de impacto, o ImpactPool, e os melhores projetos podem ser selecionados ao final para receber de R$ 100 a 500 mil para suportar os próximos passos, seja para investir em desenvolvimento ou crescimento.

O tipo de suporte de destaque é: “Desenvolvimento pessoal do empreendedor”. Desenham uma cadeia completa em que apoiam cada Negócio de Impacto em seu estágio, nunca perdendo o foco de buscar rendimento financeiro e também resultados de impacto social. Acreditam que o setor 2.5 é um equilíbrio e precisamos comunicar com investidores tradicionais que visam lucro e precisam perceber isso também na proposta para estarem juntos.

Há contrapartida – participação societária do negócio em troca do investimento.

Formato usa momentos individuais e em grupo, em que todos trabalham juntos de forma presencial durante as 17 semanas, com dedicação em torno de 10 horas semanais, mas focadas no desenvolvimento atual do empreendedor e na solução de problemas. A equipe é própria e de mercado, além de mentores e parceiros em rede. Cada negócio selecionado precisa participar de 2 a 3 pessoas, sendo pessoas estratégicas para o desenvolvimento do negócio que possam tomar decisões estratégicas.

É uma proposta dentro do modelo descrito de formação, porém com um pilar claro de desenvolvimento humano para empreendedores de impacto em que buscam criar referência para ajudar nesse processo de estar preparado para estar à frente do negócio hoje e no futuro. Trabalham desde características pessoais, como liderança e autoconhecimento, até instrumentos de meditação com foco na evolução material, mental, emocional e espiritual, passando por ferramentas de aperfeiçoamento e estratégias.

Belo Horizonte, com internet, sala de reunião, espaço para capacitações, acesso liberado, 2 a 3 pessoas por negócio, até 20 negócios, gratuito, incluso no pacote.

Levam clientes e parceiros potenciais durante o programa, que é dividido em 17 semanas e 17 módulos, com foco no desenvolvimento dos 3 pilares por semana. A conexão é feita durante o programa e, para os investidos em conjunto, de forma mais estruturada depois. Conectam com muitos parceiros e rede, inclusive potenciais clientes. Os 3 pilares de desenvolvimento são Negócios, Impacto como valor no negócios e desenvolvimento humano do empreendedor de impacto.

Criam um modelo de investimento, tese de investimento e de impacto, e no ImpactDay (que é o demoday) apresentam para sua rede e mercado que estão captando, em que um dos investidores pode ser o grupo de investidores que a Baanko formou, chamado de ImpactPool.

A divulgação é pela seleção para o programa e constroem produtos de mídia para cada projeto, bem como trabalham os temas para difusão dos temas de maior relevância em conjunto com os empreendedores.

Possuem uma rede de mentores já da Baanko, que trazem para o Magnuss, assim como de parceiros. Acreditam na economia colaborativa e têm os próprios empreendedores participantes como mentores dos outros projetos, permitindo um desenvolvimento com inteligência coletiva. Separam mentoria de monitoria; mentoria é um papo de conexão por 2 horas, monitoria é quando a mentoria vira um acompanhamento mais robusto com mais encontros.

Os participantes entram para uma rede da Baanko, chamada Connecta, como referências em Negócios de Impacto, recebendo um suporte contínuo e conexão com stakeholders da rede. Os negócios viram cases que apresentam para sua rede; são cases que viram a chave e incentivam muitos empreendedores. Como é uma rede, eles devem também entregar e não somente receber, a troca que faz o engajamento e força da rede.

No pilar de desenvolvimento do negócio, focam em como está estruturada a gestão e como podem apoiar numa melhoria; também trabalham a gestão do impacto social e do melhor desenvolvimento dos empreendedores de impacto. A formação é variável e depende de um diagnóstico que faz por negócio e por empreendedor de impacto. Fazem isso durante as 17 semanas do Magnuss, com foco em desenvolvimento de 3 pilares, negócios (onde entra gestão, governança, jurídico, marketing, finanças etc), impacto como valor (acreditam que todos negócios podem ser de impacto, que depende de COMO eles fazem) e desenvolvimento humano (como preparar para as pessoas se desenvolverem e estarem em frente ao negócio que querem construir).

O investimento será de 100 a 500 mil reais, pegando de 5 a 12% de equity; alguns negócios podem participar do programa em parceiras com modelos de empréstimo. O programa Magnuss é a primeira fase de um projeto de 3 fases, o Magnuss com 17 semanas, a segunda fase com negócios investidos por 1 ano e 8 meses, e a terceira fase é onde definem se o investimento será traduzido em um exit (venda), um empréstimo (se o negócio não estiver tracionando conforme a meta) ou se farão um write off (que se assemelha a uma doação). Os instrumentos que usam no processo é uma opção de compra, seguida por um mútuo conversível, que é a execução da opção, seguida da conversão em equity.

  • Todos os Estados

selecao@baanko.com

– Carta de Princípios para Negócios de Impacto no Brasil (Força Tarefa de Finanças Sociais)

Pode-se distribuir dividendos.

Não tem hoje um setor específico, mas claro que tem fortalecimento de acordo com a demanda dos investidores do grupo e mercados potenciais – considera e avalia todos os ODS.

A avaliação é robusta e considera desde perfil dos empreendedores, características do modelo, impacto no negócio, interesse em avançar como Negócio de Impacto, track record dos empreendedores, se já recebeu investimentos e de quem, como tem evoluído no mercado em que atua.

O Magnuss rodou pelo primeira vez em 2017, com alguns negócios selecionados via edital. As inscrições acabaram em 12 de julho e foram feitas via parceria com a Pipe.Social. Será aberto em 2018 novamente em outra cidade a definir no Brasil, e também seleciona projetos que passaram pelo Challenge, um programa de 3 semanas que faz de forma mais ampla. Basta ficar atento à rede (fb.me/baanko), ao site (baanko.com) e também ao parceiro Pipe.Social. Têm também modelos de fast dating interno em que sempre estão avaliando entrada de novos projetos.

Número de negócios já apoiados: 9

Ano em que o programa começou: 2017

– Carta de Princípios para Negócios de Impacto no Brasil (Força Tarefa de Finanças Sociais)

Não tem hoje um setor específico, mas claro que tem fortalecimento de acordo com a demanda dos investidores do grupo e mercados potenciais – considera e avalia todos os ODS.

Pode-se distribuir dividendos.

Baanko

Catalisadora de Negócios de Impacto

Minas Gerais,

2014

Empresa

5

  • Prestação de serviço para empresas
  • Prestação de serviço para o empreendedor
  • Taxa de administração e performance de fundo de investimento
  • Meetup de Emprendedorismo Social em 18 cidades e em expansão, o MES, com objetivo de colocar o primeiro contato. Nesse início tem uma rede que foi prototipada em BH e vai ser lançada nacionalmente ainda este ano chamada Connecta (fb.me/ConnectaBaanko).
  • Desenvolvimento das ideias e validação de modelos de negócios de impacto no Challenge, um programa de 3 semanas que seleciona até 170 pessoas participantes para apoiar o desenvolvimento dos Negócios de Impacto. Já aconteceu 11 vezes em 6 cidades diferentes na América Latina nos últimos 3 anos (BH, Rio, SP, Salvador, Montes Claros e Valparaiso no Chile).
  • Empresa de consultoria, ImpactLab, que trabalha o desenvolvimento de soluções de impacto social para negócios de todos tamanhos usando os negócios que desenvolve e especialistas que participam de alguma forma da rede, como mentores, empreendedores, parceiros ou participantes.

*A veracidade das informações aqui descritas são de responsabilidade da organização Baanko. Os dados foram atualizados em 12 de dezembro de 2017.