Idealização e realização:

NESsT Portfólio

NESsT Portfólio

  • Todos os Estados
  • 4
  • 5
  • 6

Em média 4 anos

De 2 a 6 negócios são investidos/apoiados anualmente. Durante a seleção, a qual é também um processo educativo, participam até 20 negócios.

Investimento

Investir em soluções de mercado que criem empregos dignos, promovam inclusão no mercado de trabalho e geração de renda sustentável para grupos marginalizados, endereçando também as muitas barreiras que impedem essas comunidades de acessarem o mercado de trabalho formal.

O tipo de suporte de destaque é: “Desenvolvimento da gestão”. O diferencial é o investimento de longo prazo (mínimo de 6 meses e prazo médio de 3-4 anos), a oferta de capital financeiro, intelectual e social no mesmo pacote e a gratuidade dos serviços.

Pode haver contrapartida financeira. Em alguns casos, o empreendedor pagará de volta apenas o investimento financeiro, mas não o técnico.

Capacitação e treinamento em ferramentas de gestão ao empreendedor e sua equipe, conforme a necessidade identificada no processo seletivo. A periodicidade, conteúdo e formato da capacitação varia de acordo com cada caso.

O empreendedor, assim como sua equipe de gestão, uma vez escolhidos, terão acesso a uma equipe de profissionais e mentores para o desenvolvimento do seu negócio social. É desenhada em conjunto uma agenda anual, assim como as metas trimestrais a serem monitoradas.

A ponte com stakeholders que possam se tornar clientes ou parceiros é feita sob medida de acordo com a necessidade do negócio e a disponibilidade da rede da NESsT.

Anualmente fazem o levantamento ou atualização das necessidades financeiras dos negócios sociais do Portfólio. A partir dessa análise, passamo a levantar recursos internos e externos (coinvestidores).

O reconhecimento e a divulgação serão alavancados dentro da estratégia atual da NESsT. Há previsão de produção de um Investment Brief para o website e para apresentação do case a parceiros, posts nas redes sociais, convite para participação em prêmios e eventos de terceiros.

Os mentores da NESsT são acessíveis aos negócios sociais do Portfólio. Geralmente estabelece-se no início de cada ano uma agenda de encontros que podem ser quinzenais ou mensais. Além dos encontros que fazem parte do Plano de Mentoria, os empreendedores poderão acessar a rede de mentores sempre que necessário.

A NESsT incentiva que os negócios do Portfólio se comuniquem e troquem experiências. Muitas vezes aproxima negócios de diferentes países por terem modelos e desafios semelhantes. Sempre que possível, oferece um encontro (Portfolio Retreat) para capacitação técnica e trocas, aproximando os membros.

A NESsT combina capacitação técnica com mentoria de forma personalizada e adequada a cada membro do Portfólio. Aborda todas as questões de gestão, as quais sejam prioridades ano a ano. Identificam os pontos de melhoria, utilizando ferramentas internas de autoavaliação.

Os negócios sociais NESsT têm acesso ao recurso filantrópico disponibilizado por parceiros institucionais. Geralmente as doações anuais ficam entre USD 20 mil e USD 25 mil.

Fazem um empréstimo social a alguns negócios de nosso Portfólio. Como não há cobrança de juros, chamam esse investimento de Doação Retornável. O pagamento poderá ser feito em 24 meses, com início após 1 ano da tomada do investimento.

  • Todos os Estados

brasil@nesst.org

Definição própria: negócio social (social enterprise) é um negócio criado para enfrentar ou resolver um problema social crítico de uma maneira financeiramente sustentável (e potencialmente lucrativa).

Pode-se distribuir dividendos.

ODS 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

Perfil do empreendedor e equipe, impacto social, resultados recentes, potencial do modelo de negócio.

Os processos seletivos acontecem a cada 1 ou 2 anos. Todas as informações estão disponíveis no site (novo): https://www.nesst.org/brasil-entrepreneurs

Número de negócios já apoiados: 174

Ano em que o programa começou: 1997

Definição própria: negócio social (social enterprise) é um negócio criado para enfrentar ou resolver um problema social crítico de uma maneira financeiramente sustentável (e potencialmente lucrativa).

ODS 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

Pode-se distribuir dividendos.

NESsT

Investidora

São Paulo,

1997

Associação

26, sendo cerca de 20 mentores voluntários no Brasil.

  • Doação de PF e PJ
  • Prestação de serviço para empresas, institutos e fundações

*A veracidade das informações aqui descritas são de responsabilidade da organização NESsT. Os dados foram atualizados em 19 de Janeiro de 2018.