Todos os estados do Brasil, Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins
Tipo de suporte foco e/ou diferencial:
Capacitação e treinamento
Estágio(s) dos negócios de impacto apoiados pela iniciativa:
Ampliar o acesso de jovens empreendedores, especialmente de periferias, a oportunidades de apoios (formações, ferramentas, assessorias e recursos financeiros) para gerar transformação social e aumentar casos de referência.
Diferencial
O grande diferencial do Pense Grande Incubação é o foco no perfil do participante: jovens empreendedores(as) sociais de periferias, das capitais brasileiras que estejam no começo de suas jornadas empreendedoras.
Foco
Desenvolvimento de negócios de impacto.
Necessidade de contrapartida?
Não
Capacitação e treinamento
As capacitações são feitas normalmente em grupo e para todos os empreendimentos, tanto de forma presencial (durante as imersões e encontros regionais) quanto no digital (oficinas e assessorias online). Trata-se de conteúdos, metodologias, ferramentas e dinâmicas para estruturar o empreendimento, potencializar a gestão de negócio, melhorar o trabalho em equipe e reforçar a rede entre os empreendedores. São 2 imersões presenciais em São Paulo com todos os empreendimentos (de 4 a 5 dias); 2 encontros regionais presenciais (2 dias) e oficinas online quinzenais de no mínimo 1 hora. A equipe do parceiro executor e especialistas convidados fazem as capacitações.
Conexão com potenciais clientes e parceiros
A conexão com clientes e parceiros pode acontecer com o grupo todo ou com um empreendimento específico, prioritariamente de forma presencial, mas podendo acontecer de forma online. Não há uma regra no formato porque esta conexão acontece muito customizada a partir da demanda dos grupos. Então, ela pode acontecer a qualquer momento do programa para qualquer um dos empreendimentos. A conexão pode acontecer de forma propositiva pelo programa (a partir de uma demanda identificada) ou por sugestão do empreendimento.
Conexão com potenciais investidores
A conexão pode acontecer com o grupo todo ou com uma equipe específica (no caso de editais ou temas específicos) - prioritariamente de forma presencial, mas podendo acontecer de forma online. O foco maior é no demoday (pitch na última imersão presencial) e nos encaminhamentos de editais e eventos por e-mail, mas pode acontecer por meio da rede e dos mentores. Os investidores são do ecossistema de empreendimentos sociais e de impacto (incubadoras, aceleradoras, fundos de investimento).
Rede de mentores
É feito uma busca ativa de um(a) mentor(a) voluntário(a) para cada empreendimento, a partir das demandas/setores dos empreendimentos. A frequência dos encontros, que podem ser presenciais ou online, é definida entre empreendedores e mentores, mas se espera pelo menos um encontro por mês, e a duração mínima é de 6 meses. Os mentores são voluntários com experiência como empreendedores, em diversos setores. A cada turma, inscrições para novos mentores são abertas e temos mais de 60 participantes. O acesso dos empreendedores aos mentores é mediante demonstração de interesse (não é obrigatório) e algumas entregas pré-estabelecidas (normalmente ter realizado o MVP Concierge).
Rede entre empreendedores
Ocorrem presencialmente (durante as imersões e encontros regionais) e online (webinars com empreendedores mais experientes e por meio da Rede Pense Grande - rede de empreendedores que já passaram pela incubação). As conversas com outros empreendedores têm o intuito de compartilhar as histórias e aprendizados, além de servir como inspiração e motivação para os incubados. Normalmente, quem media o contato com empreendedores mais experientes é o parceiro executor, mas as atividades da Rede Pense Grande são propostas e executadas pelos próprios membros.
Desenvolvimento da gestão
Cada empreendimento recebe assessorias customizadas online a partir de demandas dos empreendimentos e diagnóstico inicial, em que são trabalhadas metodologias e ferramentas relacionadas à gestão do negócio. A assessoria é conduzida pela equipe do parceiro executor, além do consultor de tecnologia digital e startups. São combinados um fluxo de desenvolvimento (pelo menos executar o MVP) e resultados e metas até o final da incubação; os temas de cada assessoria são personalizados para cada negócio.
Recurso filantrópico
Há doação (capital semente) para os empreendimentos, um fundo de 300 mil reais por ano para ser investido em todos os empreendimentos (não há um montante mínimo nem máximo para cada). Os recursos podem ser solicitados a qualquer momento do processo de incubação. Os empreendimentos devem enviar uma proposta de orçamento com resultados a serem alcançados com aquele montante, que será avaliado e aprovado pela Fundação Telefônica Vivo e pelo parceiro executor.
Locais de atuação
Todos os estados do Brasil, Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins
Email para contato
Inscrever via http://pensegrande.org.br/participe/
Visão sobre política de dividendos
Não há restrições acerca da política de dividendos
Definição de “negócio de impacto”
Nenhuma acima, seguimos nossa definição própria
Se utiliza definição própria ou outra, especifique qual:
Definição própria: Empreendimento que promova mudanças positivas a uma dada realidade a partir de sua existência, satisfazendo a pelo menos uma das condições abaixo:
- Capacidade de gerar inovação na forma de organização. (ex: cooperativas, coletivos);
- Capacidade de gerar inclusão no mercado de trabalho a populações que, em condições normais, não estariam incluídas;
- Capacidade de gerar inclusão produtiva de grupos (fornecedores) que, em condições normais, não estariam incluídos;
- Capacidade de dar acesso a bens e serviços que representem um ganho de bem-estar a populações que normalmente não teriam acesso a eles;
- Capacidade de promover impacto socioambiental com um produto, considerando a adicionalidade, ou seja, gerando um novo benefício social ou ambiental que não existiria caso o produto não fosse criado.
Classificação dos negócios na régua de seleção
Algo entre o 2.6 e o 2.9, ou seja, priorizamos o aspecto "impacto" e a transformação socioambiental
Setores-alvo
Não
Há critérios de diversidade da liderança empreendedora?
Sim, mas como diferenciais ou critérios de desempate para participar da iniciativa
Critérios de diversidade
Origem socioeconômica
Há critérios de enquadramento jurídico do negócio?
Apoiamos negócios em todos os formatos jurídicos, INCLUINDO os não formalizados
Demais critérios de seleção
Perfil dos empreendedores:pessoas a partir de 18 anos; que tenham renda familiar per capita de até 3 (três) salários mínimos; que morem nas regiões metropolitanas de todas capitais estaduais do Brasil.
Negócios: empreendimentos, formalizados ou não, que possuam tecnologia digital e impacto social, e que existam há no máximo 2 anos.
Processo de inscrição
O período de abertura das inscrições normalmente acontece entre fevereiro e março de cada ano. As inscrições são feitas por meio do site http://pensegrande.org.br/participe/, no campo designado para tal (quando o período das inscrições estiver aberto).
O processo seletivo tem 3 etapas de avaliação: a primeira etapa seleciona, a partir dos formulários de inscrição, 140 grupos que passarão para a 2a etapa, que tem a duração de 1 mês. Nesta 2a etapa, os grupos terão acesso a vídeos online de capacitação, encontros virtuais de consultoria e entregas de desafios com o objetivo de desenvolvimento ou refinamento de seus modelos de negócio.
A partir dos 140 grupos, existe uma seleção de 40 empreendimentos que passarão para a Pré-Incubação, com duração de dois meses e meio. As atividades e desafios desta etapa convidam empreendedores a desenvolverem suas competências empreendedoras, acessarem conteúdos e ferramentas para o desenvolvimento do modelo de negócio e gestão, além de começarem a validar suas soluções.
Ao final da Pré-Incubação, serão selecionados os 30 empreendimentos que demonstrarem melhor desenvolvimento pessoal, maior participação e envolvimento com as capacitações, consultorias e desafios, entregarem desafios com melhor conteúdo e maior qualidade, desenvolverem modelos de negócios que aliem impacto social positivo e tecnologia, trazendo inovação e viabilidade na sua proposta.
Número de negócios já apoiados desde o início da iniciativa
102
Ano de início da iniciativa
2015
Histórico da iniciativa
Há 13 anos, estamos empreendendo e fomentando o impacto social no Brasil. Buscamos que essas mudanças sejam norteadas pelos ODS e também por um desejo constante de inovação.Como empreendedores sociais, sabemos que a caminhada precisa de confiança, coragem e colaboração. Mas também precisa de ferramentas. Ferramentas de inspiração, conexão e empoderamento. Por isso, desenvolvemos soluções para apoiar essa jornada oferecendo desde espaços relacionais físico e virtuais a programas que tornem as ideias em ações mais inclusivas, sustentáveis e democráticas. A nossa plataforma foi pensada para organizações de todos os tamanhos se conectarem e estruturarem suas ações para alcançar o maior impacto positivo possível. Faremos isso juntos com a nossa comunidade vibrante. Local e global.
Como mensuram o impacto socioambiental dos negócios apoiados?
Avaliação em métricas de negócios e de desenvolvimento dos empreendedores.
Quais métricas utilizam no acompanhamento da evolução dos negócios apoiados?
Além de indicadores de processo (para melhorar a gestão do projeto como um todo), são acompanhados alguns indicadores dos negócios e dos jovens, como Índice de evolução do empreendimento dentro do processo de Incubação, Índice de desenvolvimento do jovem e Faturamento mensal do empreendimento.
Casos de negócios apoiados pela iniciativa
Case Barkus: https://www.youtube.com/watch?v=TDnuf-KAnCs&list=PLj9FR3mQzEhABbDyVbXwhZcsS8Tctod8U
(Empreendimento social de educação financeira com linguagem e preços acessíveis | Rio de Janeiro – RJ)
Case PLT4way: https://www.youtube.com/watch?v=KDAY0-HtaRQ&list=PLj9FR3mQzEhABbDyVbXwhZcsS8Tctod8U&index=9 (Escola de inglês com financiamento cruzado – a cada 3 alunos pagantes, uma vaga gratuita para um aluno do Jardim Pantanal é aberta | São Paulo – SP)
Case Embarcar: https://www.youtube.com/watch?v=FcLy8Y6yCkc&list=PLj9FR3mQzEhABbDyVbXwhZcsS8Tctod8U&index=24 (empreendimento digital que permite aos usuários o acesso rápido às informações referentes aos horários, os trajetos e as melhores ofertas dos transportes hidroviários da região | Santarém – PA)
Nome da organização
Impact Hub Floripa e São Paulo
Como se denomina
Empresa (iniciativas vinculadas a área de Desenvolvimento Social/Sustentável)
Prestação de serviço para os(as) empreendedores(as), Prestação de serviço para empresas, Prestação de serviço para institutos e fundações, Recursos públicos (federal, estadual ou municipal)
Colaboradores em tempo integral
74
Colaboradores em tempo parcial
10
Outras atividades que a organização realiza
InovAtiva de Impacto, Salto Aceleradora, Scaling Programs, Housing Impact
A veracidade das informações aqui descritas são de responsabilidade do representante de cada organização. Os dados foram atualizados no primeiro semestre de 2023.