Idealização e realização:

Aceleração da Plataforma Parceiros Pela Amazônia

Aceleração da Plataforma Parceiros Pela Amazônia

  • Acre
  • Amapá
  • Amazonas
  • Maranhão
  • Mato Grosso
  • Pará
  • Rondônia
  • Roraima
  • Tocantins
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6

1 ano

15 por turma, foram 2 turmas até agora, o total de 30 negócios. A cada ano são selecionados, através da Chamada de Negócios da PPA, 15 negócios de impacto socioambiental que atuam na Amazônia.

Desenvolvimento

Além do processo de incubação e aceleração dos negócios, o programa oferece oportunidades de investimento, cooperação, networking e promove a criação de uma comunidade de negócios sustentáveis interconectados.

Durante o programa o empreendedor poderá se candidatar a receber bolsas de estudos ou apoio logístico (custeio de viagens e hospedagem) para participar de conferências, feiras, cursos ou eventos de capacitação que tenham o potencial de contribuir ou alavancar significativamente o desenvolvimento da sua empresa.

Destaca-se por estar 100% dedicado ao empreendedor que atua na Amazônia, como também às demandas e realidades regionais. É gratuita e compactua para o desenvolvimento do negócio que possui impacto socioambiental positivo.

Não, a iniciativa é oferecida gratuitamente

  • Acre
  • Amapá
  • Amazonas
  • Maranhão
  • Mato Grosso
  • Pará
  • Rondônia
  • Roraima
  • Tocantins

coordenacaoppa@idesam.org.br

O que são Negócios de Impacto, Novembro 2019 – Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto.

Não há restrições acerca da política de dividendo

Educação
Meio Ambiente e tecnologias verdes
Agricultura e alimentação
Consumo Consciente
Outros: Manejo Florestal

Critérios Eliminatórios atuais (exemplo 2019): Negócios/iniciativas elegíveis devem, necessariamente:
Se enquadram nas seguintes fases:
o Protótipo Desenvolvido, em fase de teste de mercado
o Produto Testado, em fase de lançamento no mercado
o Produto Lançado, em fase de captação ou expansão
Possuírem foco de impacto na Amazônia Rural dentro dos setores de abrangência da chamada listados a seguir: o Agricultura e pecuária sustentável
o Manejo e produção florestal sustentável e produtos da sociobiodiversidade
o Educação e bem-estar social aliados à conservação do meio ambiente
o Mitigação e adaptação às mudanças climáticas
o Produtos e serviços socioambientais
o Combate ao tráfico de animais, exploração ilegal madeireira e crimes ambientais
o Tratamento de resíduos sólidos/poluentes e melhoria de acesso a água para comunidades rurais e ribeirinhas.

Estar localizados nos estados da Amazônia Legal ou buscar atuar na região – ou seja, assumem o compromisso de iniciar a operação na Amazônia nos próximos 06 meses.

Não ter objetivos político partidários

Critérios Classificatórios atuais (exemplo 2019). Chamada de Negócios PPA 2019 busca, preferencialmente, negócios que:
Tenham Empreendedor e Equipe engajados em suas iniciativas e com profundo conhecimento sobre sua área de atuação e mercado.
Apresentem Equipe diversificada, que inclua mulheres e jovens, engajados e qualificados;
Estejam em Estágios mais Avançadas de desenvolvimento, operando ou com modelo de receita e operacional já testados. Negócios com empresa ou organização formalmente constituída serão melhor classificados.
Possuam Impacto Socioambiental na Amazônia relevante, diretamente relacionado ao tema foco da chamada e que sejam (atualmente ou no futuro próximo) capazes de serem mensurados e reportados pelos empreendedores.
Possuam produto, serviço ou modelo operacional inovador frente a iniciativas ou negócios semelhantes em seu setor de atuação.
Possuam Potencial de Escala ou com solução replicável em outra localidade.
Para os próximos períodos estuda-se incorporar mais critérios eliminatórios, relacionado ao impacto e a maturidade do negócio (faturamento, por exemplo)

O processo de seleção (screening) dos negócios para o Programa de Aceleração e Investimentos da PPA ocorre em 5 etapas:
Chamada Pública de Negócios
Chamada de Negócios PPA busca identificar e selecionar negócios, empreendedores e startups de impacto para receber investimentos e participar do Programa de Aceleração da PPA.
A Chamada ocorre geralmente entre os meses de julho e agosto, por meio de um questionário de inscrição online, no site da PPA, onde cada candidato descreve seu estágio de desenvolvimento, impactos socioambientais, modelo de negócios, entre outros e tem a seleção finalizada até outubro do mesmo ano.
Análise dos Negócios Inscritos ( a partir de formulário online)
Nesta etapa, a análise é realizada com base em informações disponíveis no formulário online, site, vídeos e outros materiais fornecidos pelos candidatos. São selecionadas iniciativas com potencial de impacto social e ambiental, que demonstra clareza no modelo de negócio, viabilidade financeira (atual ou potencial), mercado relevante e análise de afinidade com o escopo de impacto estabelecido pelo GT1 da PPA, seus parceiros Financiadores e potenciais Investidores.
Entrevistas com negócios classificados
Nesta fase são realizadas entrevistas individuais com os negócios classificados na fase anterior (média esperada de 35-40 negócios), para aprofundar o entendimento dos negócios e a aderência a proposta do Programa, Investidores e Financiadores/Doadores.
A entrevista tem duração de 1 hora por negócio e é conduzida pela força-tarefa entre Idesam e SITAWI. As entrevistas são semi estruturadas e baseadas nos seguintes pontos: histórico da organização e equipe, problema socioambiental, produto ou serviço, clareza no modelo de negócio e público-alvo, impacto social e ambiental (atual e potencial) e finanças.
Roadshow com organizações do GT1 da PPA e Investidores
Nesta etapa são selecionados os 15 negócios finalistas (rankeamento) para o Programa de Aceleração e Indicações de Interesse para Investimento.
Os membros do GT1 são convocados pelo implementador do Programa (Idesam) em reunião presencial para conhecer, analisar e ranquear as 15 startups para participação no Programa de Aceleração PPA 2020, tendo como alinhamento da prioridade de participação no programa para as empresas com potencial de aporte de investimento.
A lista final é divulgada após negociação com investidores previsto para final do mês de outubro de cada ano.
Análise Aprofundada e Mentorias de Pré-Aceleração
Due Dilligence dos Negócios Candidatos a Investimento + Pré-Aceleração (Investment Readiness)
As iniciativas classificadas e que se candidataram à participação na Rodada de Investimento, através do formulário de inscrição online ou durante a entrevista, passam por uma outra etapa do processo de seleção, que inclui análise de documentação jurídica-contábil, novos contatos e entrevistas para resolução de dúvidas ou aprofundamento de pontos específicos além da possibilidade de visita ao empreendimento, stakeholders e comunidades beneficiadas.
O objetivo é assegurar a elegibilidade e capacidade do negócio para investimento em termos financeiros, técnicos, operacional e de impacto socioambiental positivo. Caso a iniciativa opte por se candidatar a Rodada de Investimento, mas não cumpra com os critérios mínimos ou não desperte interesse em nenhum investidor parceiro do programa, esta continuará concorrendo a participação ao Programa de Aceleração da PPA.
Dentre as 15 startups finalistas para o Programa de Aceleração, uma média de 8-10 são analisadas em profundidade para captação de investimentos.
Mentorias preparatórias aos candidatos do Prêmio Empreendedor PPA
Webinar com grupo de empreendedores finalistas do programa de aceleração e investimentos, com objetivo de apresentar a dinâmica do Evento da Rodada de Investimento, onde ocorrem apresentações pitches dos negócios finalistas para duas categorias: Investimento e Concorrência ao Prêmio Empreendedor PPA.
Neste encontro online, os empreendedores se apresentam, são repassadas recomendações sobre a apresentação pitch e resolução de dúvidas.
Informações sobre as chamada anuais: https://ppa.org.br/chamada2019
Informações sobre o Programa de Aceleração: http://aceleracao.ppa.org.br/

Número de negócios já apoiados: 30

Ano em que o programa começou: 2018

O que são Negócios de Impacto, Novembro 2019 – Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto.

Educação
Meio Ambiente e tecnologias verdes
Agricultura e alimentação
Consumo Consciente
Outros: Manejo Florestal

Não há restrições acerca da política de dividendo

PPA/Idesam

Aceleradora

Amazonas,

2018

ONG

18

  • Doação de PJ

Fórum de Investimentos de Impacto e Negócios Sustentáveis na Amazônia (FIINSA)

O Fórum de Investimentos de Impacto e Negócios Sustentáveis da Amazônia veio com a proposta de criar um espaço qualificado de diálogo e troca entre as startups inovadoras amazônicas e os potenciais investidores, nacionais e internacionais. Tem como proposta trazer o estado da arte das finanças sociais e investimentos de impacto na Amazônia, bem como abordar os principais desafios para o desenvolvimento de negócios e empreendedores locais.

O Fórum traz uma programação dinâmica e diversa, com painéis onde são debatidos temas estratégicos para o avanço da agenda de investimentos de impacto e negócios sustentáveis na Amazônia; oficinas práticas, com foco em apoiar e trazer conteúdo para empreendedores; e sessões paralelas que abordaram o tema a partir de diferentes perspectivas – do empreendedor, do investidor, entre outros. Ainda, rodas de conversa com especialistas, feira de exposição e outras atividades.

*A veracidade das informações aqui descritas são de responsabilidade da organização PPA/Idesam. Os dados foram atualizados em 3 de agosto de 2020.