Idealização e realização:

Aceleração de Tração – Quintessa

Aceleração de Tração – Quintessa

  • Todos os Estados
  • 5

12 meses

Programa personalizado, ou seja, cada negócio é acelerado individualmente

Desenvolvimento

O Aceleração de Tração do Quintessa tem como objetivo estruturar a gestão e impulsionar o crescimento, a partir de um diagnóstico que identifica os desafios prioritários do negócio para o seu êxito. Direcionado para negócios operacionais, que estão faturando, com empreendedores dedicados integralmente e que vivenciam desafios em áreas como: comercial, gestão de pessoas, planejamento estratégico, plano de expansão, refinamento de modelo de negócio, financeiro, operação, governança.

O Programa de Aceleração – Tração do Quintessa é personalizado para cada negócio, garantindo que o escopo da aceleração foque nos desafios de gestão e crescimento do negócio. Há o acompanhamento de uma equipe, formada por um gestor dedicado semanalmente e um mentor quinzenalmente, que garantem senioridade para decisões estratégicas, bem como suporte mão na massa para as entregas. Além disso, o empreendedor acessa toda a rede do Quintessa (mentores, empreendedores, parceiros) e inicia uma relação de parceria de longo prazo, fazendo com que chegue mais longe em termos financeiros e de impacto.

Há contrapartida financeira.

É oferecido um programa opcional de coaching para os empreendedores, baseado em oito sessões individuais com mentores do Quintessa. Caso o empreendedor deseje participar, poderá contar com o feedback do gestor do Quintessa responsável pela aceleração, de forma a ter uma visão externa sobre seu perfil enquanto liderança. O coaching é um ambiente sigiloso criado para os emprendedores trabalharem seu lado pessoal, inclusive questões que podem afetar o negócio, como capacidade de expansão, cultura organizacional, retenção de talentos, entre outras.

A ponte com potenciais clientes e parceiros é realizada de acordo com a necessidade de cada negócio. Quando há a necessidade, os contatos são realizados a partir de parceiros do Quintessa e da rede pessoal dos gestores e mentores. Além disso, há uma rede de parceiros que oferecem descontos em seus serviços aos negócios apoiados, ou até mesmo pro bono, que abrangem: assessoria jurídica, cursos de formação, atração de talentos, coworking.

O foco do programa é o desenvolvimento da gestão do negócio com o apoio individual, mas há também algumas capacitações em grupo, gratuitas e abertas para a rede de empreendedores do Quintessa, sobre temas que estejam latentes naquele momento, ex. Inteligência Artificial, Marketing Digital, Mensuração de Impacto e etc

Os negócios acelerados são divulgados pelo Quintessa, além de, ao se tornarem "Empreendedores Quintessa", terem o apoio da marca Quintessa, há a divulgação por meio da citação em eventos, divulgação para parceiros, conexão com imprensa, presença no site, mídias sociais e materiais institucionais. Além disso, o Quintessa indica negócios acelerados para premiações e oportunidades oferecidas por organizações parceiras.

A rede de mentores do Quintessa é formada por mais de 50 profissionais altamente qualificados, que passam por um processo de seleção, garantindo que são pessoas com capacidade de agregar alto valor aos empreendedores. A Rede é dividida em dois perfis: (1) generalistas: mentor dedicado quinzenalmente, trazendo sua relevante experiência e seu olhar externo e neutro sobre o negócio para auxiliar em decisões estratégicas. (2) especialistas: mentor alocado pontualmente para contribuir em pautas focadas e específicas. Os perfis dos mentores pode ser visto em: http://quintessa.org.br/mentores-2/

Os empreendedores são conectados à "Rede de Empreendedores Quintessa". Há um grupo de e-mails e de whatsapp, por meio do qual os empreendedores trocam dicas e indicações. Além disso, esporadicamente o Quintessa promove encontros presenciais, incluindo os que estão passando pela aceleração e aqueles que já finalizaram o processo, para promover conexões entre os empreendedores da rede do Quintessa e trazer temas de seu interesse.

O negócio passa por um processo de aceleração personalizado, que se inicia com o Diagnóstico, com duração de 4 semanas, que revela os desafios prioritários para que o negócio possa crescer de forma consistente. A partir da visão de futuro dos sócios e dos desafios mapeados, é pactuado o Cronograma de Aceleração, com suas frentes, entregas, metas e cronograma. Cada negócio tem uma equipe responsável pela aceleração, formada por um gestor e um mentor, que trazem um olhar externo e neutro para identificar os desafios prioritários dos negócios. O mentor, de perfil sênior, tem uma reunião quinzenal com os empreendedores e agrega com sua experiência em negócios nas decisões estratégicas e acompanhamento dos indicadores de resultado. O gestor, dedicado em média 8 horas/semana para o negócio, atua lado a lado com os empreendedores e os membros do time. O gestor agrega nas pautas com o mentor (por exemplo, realizando pesquisa de mercado para qualificar a discussão com o mentor sobre posicionamento do negócio), coloca a mão na massa para executar entregas junto aos empreendedores (por exemplo, refinamento do controle financeiro e mapeamento de processos), bem como mobiliza a rede do Quintessa para pautas específicas (por exemplo, cultura organizacional, governança, estratégia de expansão). Com esta equipe dedicada, próxima do seu dia a dia, os empreendedores têm no Quintessa um olhar externo e neutro para identificar seus desafios prioritários, uma relação de confiança e parceria para dar suporte à tomada de decisões estratégicas, e uma ação planejada que garantirá implementação das ferramentas de gestão e ritmo aos avanços desejados.

  • Todos os Estados

aceleracao@quintessa.org.br

Carta de Princípios para Negócios de Impacto no Brasil: “negócios de impacto são empreendimentos que têm a missão explícita de gerar impacto socioambiental ao mesmo tempo em que geram resultado financeiro positivo de forma sustentável”.

Pode-se distribuir dividendos.

Não há setores-alvo específicos. Já trabalharam com setores como educação, saúde, mobilidade urbana, resíduos, inclusão social, entre outros.

‘Os pilares de seleção são: impacto (relevância do desafio socioambiental que se pretende superar e relevância da solução), empreendedor e equipe (perfil empreendedor e competências do time) e negócio (tamanho do mercado, diferenciação perante outras soluções, modelo de negócio, potencial de escala, entre outros). Além disso, ao apresentar o case perante o Conselho, a equipe de seleção defende quais são os desafios prioritários do negócio e porque o Programa de Aceleração de Tração do Quintessa será capaz de agregar um valor relevante ao negócio para superá-los.

O processo ocorre o ano todo, basta preencher o formulário no site https://www.quintessa.org.br/inscreva-se ou entrar em contato direto pelo email aceleracao@quintessa.org.br

Número de negócios já apoiados: 55

Ano em que o programa começou: 2010

Carta de Princípios para Negócios de Impacto no Brasil: “negócios de impacto são empreendimentos que têm a missão explícita de gerar impacto socioambiental ao mesmo tempo em que geram resultado financeiro positivo de forma sustentável”.

Não há setores-alvo específicos. Já trabalharam com setores como educação, saúde, mobilidade urbana, resíduos, inclusão social, entre outros.

Pode-se distribuir dividendos.

Quintessa

Aceleradora

São Paulo,

2009

Híbrido

7 gestores e 35 mentores

  • Prestação de serviço para empresas, institutos e fundações
  • Prestação de serviço para o empreendedor
  • Aceleração de Validação
  • Assessoria para captação de investimento
  • Programas em parceria

*A veracidade das informações aqui descritas são de responsabilidade da organização Quintessa. Os dados foram atualizados em 3 de agosto de 2020.