Idealização e realização:

Programa de Incubação da ITCG

Programa de Incubação da ITCG

  • Alagoas
  • Paraíba
  • Pernambuco
  • Santa Catarina
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6

2 anos

25

Desenvolvimento

Estimular e apoiar empreendimentos na identificação e desenvolvimento de ideias, visando sua viabilidade e inserção no mercado, desde a criação até sua consolidação, como forma de promover o empreendedorismo criativo e inovador no estado e região.

O tipo de suporte de destaque é: “Rede de mentores”. Referência em desenvolvimento de negócios inovadores há mais de 30 anos, a parceria entre ICE e ANPROTEC para apoio a NIS, e a criação de um Núcleo para Negócios de Impacto.

Há contrapartida financeira (mensalidade).

Geralmente as capacitações são em grupo e presencial, com utilização de material didático projetado e impresso, e algumas vezes de forma lúdica. As capacitações duram em média 16h e são oferecidas para no máximo 20 participantes, dependendo do tema é permitida a participação de até dois membros por empresa.

Há um misto, uma parte é em equipe e a outra é individual, que pode ser de forma presencial e online. Utilizamos na maioria das vezes jogos e dinâmicas. O número de horas varia de acordo com a evolução do empreendedor. Geralmente temos mentores como facilitadores.

Oferece espaços de uso coletivo: auditório para até 120 pessoas; sala de reunião para até 10 pessoas; Sala de videoconferência para até 30 pessoas e ambiente de EAD; sala de coworking; sala de espera e espaço de ideação. Uso limitado e sob reserva prévia, só há contrapartida se exceder 16 horas mensais. Para eventos externos em que a empresa estiver recebendo recursos haverá contrapartida financeira. O infrastrutura da ITCG fica dentro do Parque Tecnológico da Paraíba, localizado em Campina Grande.

Realizada de acordo com demandas identificadas nas reuniões de planejamento e monitoramento. Pode ser individual ou em grupo, por meio de eventos presenciais, como demodays, startup weekend, Seed Fóruns, e/ou reuniões. A incubadora identifica o cliente ou parceiro, faz uma seleção prévia de acordo com o tipo do negócio, qual o apoio necessário e envia para o potencial cliente ou parceiro. Em 2017 as empresas receberam financiamento por meio de recursos não reembolsáveis, um montante de aproximadamente R$ 600 mil, em editais de subvenção junto à FINEP, Programa de Economia Criativa da Samsung, SEBRAE e SENAI, por meio de seu vínculo com a incubadora e por projetos submetidos com o apoio da Central de Projetos da ITCG.

Realizada de acordo com demandas identificadas nas reuniões de planejamento e monitoramento. Pode ser individual ou em grupo, por meio de eventos presenciais, como demodays, startup weekend, Seed Fóruns, e/ou reuniões. A incubadora identifica o cliente ou parceiro, faz uma seleção prévia de acordo com o tipo do negócio, qual o apoio necessário e envia para o potencial cliente ou parceiro.

As demandas surgem por parte do empreendedor ou são identificadas nas reuniões de planejamento e monitoramento. Quando a empresa tem algo que merece destaque a divulgação é feita nas mídias sociais da incubadora e também é enviado um release para os jornalistas locais, surgindo as mídias espontâneas.

As mentorias são realizadas de acordo com demandas identificadas nas reuniões, podem ser de forma presencial ou online, individual ou em grupo. Os mentores são colaboradores externos geralmente vinculados às Instituições de Ensino Superior - IES e empresas graduadas, com diferentes perfis. A incubadora hoje conta com aproximadamente 30 mentores de diversas áreas de atuação.

Surgem de maneira espontânea nos eventos internos e externos. Se dão de forma presencial ou online, sempre em grupo. Essa rede é formada por empresas incubadas, graduadas, associadas e empresas que atuam em áreas afins.

Realizado de forma presencial e online, durante os 2 anos de incubação. Conta com uma equipe de especialistas, além de avaliadores, mentores e parceiros externos, para sensibilizar, prospectar, avaliar, selecionar, desenvolver e inserir startups competitivas no mercado nacional e internacional. Ao final do período de incubação, o empreendimento passa a ser graduado e recebe o certificado comprovando o sucesso no programa de incubação da ITCG.

  • Alagoas
  • Paraíba
  • Pernambuco
  • Santa Catarina

itcg@paqtc.org.br

Carta de Princípios para Negócios de Impacto no Brasil: “negócios de impacto são empreendimentos que têm a missão explícita de gerar impacto socioambiental ao mesmo tempo em que geram resultado financeiro positivo de forma sustentável”.

Pode-se distribuir dividendos.

Educação e Saúde. O setor de atuação não é critério para eliminação.

Os critérios para avaliação serão fundamentados nos 5 (cinco) eixos do CERNE (Empreendedor, Gestão, Tecnologia, Mercado e Finanças), e se o empreendimento tem impacto social ou ambiental.

A ITCG possui duas modalidades de inscrição. Uma é por edital, em que o processo de inscrição tem 5 fases (inscrição, capacitação, pitch e pré-incubação). Passada essas fases, se aprovado, ingressa no Programa de Incubação da ITCG. A segunda é por fluxo contínuo, em que o empreendedor, em qualquer época do ano, pode procurar a ITCG, apresentar o seu negócio e, caso comprovada a vialbilidade e o alinhamento com as linhas de apoio da incubadora, o negócio é incubado.

Número de negócios já apoiados: 160

Ano em que o programa começou: 1986

Carta de Princípios para Negócios de Impacto no Brasil: “negócios de impacto são empreendimentos que têm a missão explícita de gerar impacto socioambiental ao mesmo tempo em que geram resultado financeiro positivo de forma sustentável”.

Educação e Saúde. O setor de atuação não é critério para eliminação.

Pode-se distribuir dividendos.

Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Criativos e Inovadores

Incubadora

Paraíba,

1986

Fundação

22

  • Doação de PJ
  • Prestação de serviço para o empreendedor
  • Agente PEIEX/APEX
  • Programa de Land2land em parceria com a ANPROTEC
  • Agente InovAtiva Brasil, Programa de Economia Criativa da Samsung

*A veracidade das informações aqui descritas são de responsabilidade da organização Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Criativos e Inovadores. Os dados foram atualizados em 13 de dezembro de 2017.