Idealização e realização:

Programa de Qualificação Empreendedora da Porto Digital- Mind the Bizz

Programa de Qualificação Empreendedora da Porto Digital- Mind the Bizz

  • Pernambuco
  • 1
  • 2
  • 3

O programa de qualificação empreendedora, chamado Mind the Bizz, possui a duração de 10 semanas

Em cada chamada são selecionados 12 empreendimentos para o programa de qualificação empreendedora

Desenvolvimento

O Núcleo de Empreendedorismo do Porto Digital tem como objetivo fomentar e apoiar a criação de novos negócios inovadores e escaláveis no ambiente do Porto Digital, em Recife, Pernambuco. Negócios de impacto socioambiental estão entre os negócios apoiados pelo programa.

O Núcleo de Empreendedorismo está localizado no ambiente do Porto Digital, parque tecnológico urbano e aberto, o que permite a conexão e interação com as 380 empresas inovadoras do parque, nascentes e maduras, de múltiplas verticais desde economia criativa, a energia, finanças e saúde, propiciando uma experiência peculiar e valiosa. Além disso, os negócios apoiados têm acesso às redes de relacionamento com mentores e empreendedores, e a laboratórios e infraestrutura compartilhada, inclusive estúdios de produção e pós-produção audiovisual, laboratório de fabricação digital e prototipação, laboratórios de testes, auditórios, salas de treinamento, galeria de exibição multimídia, entre outros.

O programa de qualificação empreendedora tem um custo total de R$300,00 para empreendedores homens e R$100 para mulheres empreendedoras ou participantes de baixa renda declarada.

O programa de Qualificação Empreendedora dura 10 semanas e contempla: Propósito, Identificação de Problemas, Ideação, Lean Startup, Análise de Mercado, Modelagem de Negócios, Gestão Ágil, Pitch, Métricas e Indicadores para Startups, e Tese de Investimento. Esses temas são trabalhados por meio de plataforma online gamificada, oficinas semanais, momentos de troca coletivos e mentoria.

O Porto Digital possui um prédio inteiramente dedicado aos programas de empreendedorismo são 1.500m² de espaço qualificado para suporte aos negócios, com pontos de trabalho coworking, laboratórios, salas de reunião, auditório, espaço para eventos, bicicletário e equipamentos de projeção e streaming. O uso da estrutura física, pontos de trabalho e salas de reunião está incluído no custo dos programas. Preço de locação equipamentos adicionais é definido a cada caso e o uso dos espaços para eventos e auditório tem preço subsidiado, com desconto de 50% sobre o valor de tabela, o qual é significamente inferior ao preço médio de mercado.

O suporte para conexão com clientes e parceiros é feito caso a caso, a partir de aproximações e conexões por meio do Núcleo de Gestão do Porto Digital e demandas específicas. A presença no ambiente do Parque Tecnológico facilita estas conexões, incluvise através da participação dos empreendedores nos diversos eventos de networking, seminários e palestras, rodadas de match-making, entre outros.

O suporte para conexão com potenciais investidores é feito caso a caso, a partir de aproximações e conexões do Núcleo de Gestão do Porto Digital e demandas específicas, sejam elas feitas pelos potenciais investidores e/ou dos empreendedores. O Núcleo de Gestão do Porto Digital possui rotina estruturada de varredura de oportunidades de investimento e captação de recursos, as quais são direcionadas às startups e empreendimentos apoiados pelo programa.

Em Recife há uma rede de startups, criada e mantida pelos empreendedores locais e apoiada pelo Porto Digital, chamada Manguezal. A comunicação dos membros da rede se dá por meio de um canal de Slack com mais de 3.000 participantes e um evento anual, o Mangue.bit, o qual é apoiado pelo Porto Digital.

  • Pernambuco

empreendedorismo@portodigital.org

O são Negócios de Impacto, Novembro 2019 – Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto

Não há restrições acerca da política de dividendo

Não, o setor de atuação é somente um direcionador

O critério-chave de seleção é a inovatividade do negócio, assim como eventual potencial de escala, ainda que esse segundo não seja um requisito essencial.

Há entradas a cada 4 meses. As chamadas são sempre publicadas em www.portodigital.org e em nossas redes sociais. Fazemos entradas a cada 4 meses. As chamadas são sempre publicadas em www.portodigital.org e em nossas redes sociais. As etapas de seleção incluem: preenchimento de formulário com dados do negócio e dos empreendedores, apresentação de pitch para banca e entrevistas.

Número de negócios já apoiados: 45 negócios de impacto

Ano em que o programa começou: 2018

O são Negócios de Impacto, Novembro 2019 – Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto

Não, o setor de atuação é somente um direcionador

Não há restrições acerca da política de dividendo

Núcleo de Empreendedorismo do Porto Digital

Parque Tecnológico

Pernambuco,

2000

72

*A veracidade das informações aqui descritas são de responsabilidade da organização Núcleo de Empreendedorismo do Porto Digital. Os dados foram atualizados em 3 de agosto de 2020.