Idealização e realização:

Rise Ventures – Venture Building

Rise Ventures – Venture Building

  • Todos os Estados
  • 5
  • 6

Indeterminada (caso a caso, tornam-se sócios dos negócios)

4 a 5, atualmente

Desenvolvimento

É uma gestora de negócios (venture builder) de impacto que tem como missão democratizar os serviços de inteligência de negócios, captação de investimentos e recrutamento/desenvolvimento de pessoas para empresas com propósito positivo que produzem (i) produtos/serviços relacionados ao consumo consciente/sustentabilidade, e/ou (ii) produtos/serviços essenciais e acessíveis para população de baixa renda. Estruturam uma tese de crescimento da seguinte forma: (i) elaboram um plano estratégico e financeiro sólido, (ii) trazem o investimento de forma customizada, assim como as pessoas necessárias, e (iii) tornam-se sócios e participam da gestão do crescimento de forma analítica e metodológica, coordenando os projetos estratégicos e atuando na gestão inteira da empresa.

O tipo de suporte de destaque é: “Desenvolvimento da gestão”. (1) Têm visão de negócios com pragmatismo. (2) São, em primeiro lugar, empreendedores, e colocam a mão na massa. (3) Fazem captação dos Recursos Financeiros (se necessário) para executar o plano acima e escolhem o tipo de sócio que querem em conjunto (não têm um fundo de investimento pré-determinado). (4) Fazem o hunting e desenvolvimento de pessoas-chave para o negócio – operacionais e/ou estratégicas. (5) Sabem criar departamentos eficientes – processos e indicadores bem desenhados, ferramentas boas, pessoa(s) treinada(s). (6) Fazem a gestão dos projetos estratégicos da empresa. (7) Têm experiência em M&A.

Há contrapartida. Cobram um valor fixo mensal baixo para gerar acesso (retainer fee), fee de captação do investimento necessário (success fee), e participação societária (stock option).

O treinamento ocorre de 2 formas: (1) no dia a dia (on the job). O time da Rise entra na gestão da empresa e (a) traz ou reposiciona as pessoas certas para as posições certas, (b) desenvolve-as em gestão de projetos e processos, planejamento e organização, em suas áreas funcionais, e em liderança, comunicação, feedbacks etc. (2) Métodos e Treinamentos formais: implementa job descriptions, matrizes de competências, planos de carreira, processos de bônus e promoção, e uma grade de treinamento com base nas necessidades, além de buscar os melhores parceiros para terceirizar a execução.

O empreendedor, vivenciando a metodologia de venture building junto à Rise, vai aprender sobre negócios de uma forma geral - estratégia, liderança e competência, cultura, processos, sistemas, finanças e gestão. Os skills que ele desenvolverá são um misto entre empreendedor / consultor de estratégia e gestão / PMO / visão de negócios e finanças.

Possuem um escritório na Avenida Paulista (SP) que é um hub e pode ser utilizado para reuniões das empresas do seu portfólio, sejam reuniões internas, treinamentos, workshops, entrevistas, bate-papo com investidores. O espaço possui 2 salas (1 para 8 pessoas e outra para 4 pessoas), além de 4 baias/estações de trabalho. Empresa do portfólio da Rise têm acesso a esse benefício sem a necessidade de investimento, deve somente encaixar-se na agenda de utilização.

Têm uma rede de parceiros para trazer para realidade do negócio, de acordo com a necessidade. São parceiros nas áreas jurídica/tributária, contábil, branding, marketing digital, pesquisa, programação de sites e desenvolvimento de sistemas e ferramentas de gestão. Todos têm a qualidade testada e aprovada pela Rise em diversos contextos aplicados. Essas empresas cobram valores descontados e acessíveis para as empresas do portfólio (realidade de pequena empresa de impacto).

Fazem tanto a parte de hunting com 1 profissional dedicado que atua nessa área, quanto fundraising para as empresas do portfólio, após estruturar o projeto (business plan, planejamento estratégico e valuation). Os tickets podem variar de R$ 1 a 15 milhões de reais (ou até mais), a depender do porte da empresa e das necessidades levantadas no projeto inicial. Lideram o processo todo, o que requer 5-6 meses de projeto e roadshow com interessados. A Rise, no sucesso do fundraising, exerce seu direito de conquistar o equity negociado para fazer e implementar o plano com a empresa.

Em seu network há uma vasta rede de mentores, que plugam de acordo com a necessidade. Com 2 horas a cada quinzena, economizam anos de erros e tomam boas decisões com o respaldo dessa pessoa. Acreditam em programas de mentoria específicos, direcionados e absolutamente pragmáticos para direcionar uma necessidade.

Periodicamente promovem encontros entre as pessoas das empresas que fazem parte para compartilharem experiências, melhores práticas e para todos ampliarem seus networks (principal ativo hoje em dia). Articulam nessa direção, sempre.

Principal diferencial da Rise Ventures. Desenvolvem um plano estratégico em conjunto com a liderança do negócio e envolvendo todas as pessoas da organização. A empresa sai com 50-100 projetos para desenvolver no próximo ciclo de 3-5 anos. Fazem ainda o valuation da empresa. Após o desenho, a Rise entra no dia a dia implementando junto com a empresa, assumindo a gestão financeira, métricas e KPIs das empresas e fazendo o gerenciamento de todos os projetos do planejamento estratégico. Grande parte do fundraising que realizam é para realização desses projetos e para colocar em prática todas as ideias geradas.

  • Todos os Estados

pedro@riseventures.com.br

Definição própria: impacto para Rise são empresas (1) promotoras da inclusão – possuem produtos/serviços essenciais e acessíveis para população de baixa renda (educação, saúde, crédito, housing, energia e conectividade), ou (2) promotoras do consumo consciente – produtos/serviços relacionados ao consumo consciente/sustentabilidade.

Pode-se distribuir dividendos.

Educação, Saúde, Crédito, Housing, Energia, Alimentos e Bebidas e Tecnologia aplicada à economia real ou à solução de algum problema socioambiental. Podem avaliar outros setores, desde que a empresa seja absolutamente clara na intencionalidade de impacto positivo ou que o core business em si já seja claramente algo bem-vindo ao mundo.

Procuram empresas pequenas com faturamento de R$ 1 a 20 milhões por ano nos setores acima, sem restrição de qual modelo de negócio segue.

O processo seletivo envolve algumas reuniões com os(as) sócios(as) para entendimento preliminar do negócio dele(s/as). Geralmente em 2 ou 3 encontros onde todas as dúvidas são esclarecidas e avaliam se o negócio possui fit e sinergia com a Rise Ventures. Enviar e-mail para pedro@riseventures.com.br com uma breve descrição de seu negócio (incluindo porte e número de pessoas), contexto atual, e planos (no próprio corpo do e-mail).

Número de negócios já apoiados: 4 (em andamento)

Ano em que o programa começou: 2016

Definição própria: impacto para Rise são empresas (1) promotoras da inclusão – possuem produtos/serviços essenciais e acessíveis para população de baixa renda (educação, saúde, crédito, housing, energia e conectividade), ou (2) promotoras do consumo consciente – produtos/serviços relacionados ao consumo consciente/sustentabilidade.

Educação, Saúde, Crédito, Housing, Energia, Alimentos e Bebidas e Tecnologia aplicada à economia real ou à solução de algum problema socioambiental. Podem avaliar outros setores, desde que a empresa seja absolutamente clara na intencionalidade de impacto positivo ou que o core business em si já seja claramente algo bem-vindo ao mundo.

Pode-se distribuir dividendos.

Rise Ventures

Venture Builder

São Paulo,

2016

Empresa

6

  • Prestação de serviço para o empreendedor

*A veracidade das informações aqui descritas são de responsabilidade da organização Rise Ventures. Os dados foram atualizados em 18 de dezembro de 2017.