Idealização e realização:

Venture Capital de impacto Positive Ventures

Venture Capital de impacto Positive Ventures

  • São Paulo
  • 4
  • 5

Indeterminado

Atualmente, 3

Investimento

Venture Capital que investe em negócios que nascem com a intenção de resolver desafios sociais e ambientais, por meio de soluções que combinam inovação, tecnologia, escala e retorno financeiro.

O tipo de suporte de destaque é: “Investimento e financiamento”. Aportam capital financeiro, intelectual e relacional intensivo, muito próximo aos empreendedores, compartilhando a rede de mentores e indicando um hub técnico homologado.

Há contrapartida – participação societária no negócio (via mútuo conversível ou equity).

Antes do investimento, a Positive Ventures segue um processo bastante próximo com os empreendedores, para facilitar as análises e o alinhamento de visão, propósito e disponibilidade de escalar o seu negócio. Após o investimento, realiza uma imersão com o empreendedor, usando ferramentas de inovação e cocriando um planejamento estratégico.

Durante a imersão, usam ferramentas para alinhar a visão e o propósito pessoal dos empreendedores à visão e propósito profissional da investida, além de seus valores e foco em suas habilidades.

Durante a imersão, reuniões de OKRs e calls/reuniões semanais, os empreendedores apontam as principais necessidades e a Positive colabora com contatos estratégicos, acompanha em reuniões de advocacy, entre outros.

Além do processo de investimento realizado pela própria Positive, em uma nova rodada de investimentos estruturam ao lado do empreendedor um plano para o fundraising e acionam os possíveis contatos (VCs, P.E, Family Offices) para a apresentação do negócio.

A investida será mencionada em todas as mídias da Positive Ventures, além de matérias na imprensa e participação em eventos estratégicos. Além disso, é elaborado um plano onde o networking dos sócios é acionado, divulgando quando necessário.

A Positive Ventures possui uma rede de mentores que atua na investidora assim como em reuniões estratégicas com as investidas, dependendo do perfil e da necessidade da empresa. Os mentores são: Cristiana Arcangeli, Farryn Weiner, Neca Setubal, Marcelo Barbará, Matt Mochary, Roberto Grosman, Yara Peres.

A Positive Ventures não faz a gestão das investidas, mas acompanha todas de perto. Toda equipe gestora aporta conhecimento e relacionamento, mas as investidas têm sempre alguém interno coordenando (PMO). Nos 2 primeiros meses, acontece pelo menos 1 encontro por semana, com pautas pré-definidas junto ao empreendedor. Depois, mantém-se mensalmente uma reunião com todo o time. Trimestralmente revisam os OKRs, além de marcar e acompanhar reuniões com potenciais estratégicos como clientes, parceiros, mentores e potenciais investidores para uma nova rodada.

A Positive Ventures investe via mútuo conversível a ser convertido em 3 anos. A participação varia entre 20% e 30%, para manter os empreendedores no controle e motivados. O ticket varia de R$ 500 mil a R$ 2 milhões. O prazo estipulado para a saída é de 8 a 10 anos e a investidora busca investidores com valores alinhados e com o propósito de trazer soluções para os maiores desafios de impacto socioambiental. Todos os futuros investimentos seguem sua tese: negócios que nascem com a intenção de resolver algum impacto social e/ou ambiental, usando tecnologia e inovação, para gerar escala e retorno ao acionista.

  • São Paulo

hello@positive.ventures

Definição própria: empresas, organizações ou fundos com a intenção de gerar impacto ambiental ou social, de forma mensurável, com retorno financeiro aos acionistas.

Pode-se distribuir dividendos.

A princípio focam nos setores de Saúde/bem-estar, Sustentabilidade, Educação, mas na sua tese de investimento o negócio precisa ter o impacto atrelado com alguns dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável mapeados pela ONU.

O empreendedor é fundamental na tomada de decisão para investimento. Ele precisa ser um bom gestor, estar 100% dedicado à empresa, ser resiliente e ter a intenção de expandir e escalar o negócio.

Empreendedores que tiverem seus negócios dentro dos critérios acima, devem se inscrever atraves do link disponivel em: https://gust.com/organizations/positiveventures/funding_applications/responses/sessions/new . O o veículo de investimento está fechado mas as novas análises iniciarão após março de 2018.

Número de negócios já apoiados: 3

Ano em que o programa começou: 2015

Definição própria: empresas, organizações ou fundos com a intenção de gerar impacto ambiental ou social, de forma mensurável, com retorno financeiro aos acionistas.

A princípio focam nos setores de Saúde/bem-estar, Sustentabilidade, Educação, mas na sua tese de investimento o negócio precisa ter o impacto atrelado com alguns dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável mapeados pela ONU.

Pode-se distribuir dividendos.

Positive Ventures

Gestora de investimentos

São Paulo,

2016

Sociedade em conta de participação

7

  • Taxa de administração e performance de fundo de investimento

*A veracidade das informações aqui descritas são de responsabilidade da organização Positive Ventures. Os dados foram atualizados em 12 de dezembro de 2017.